Diksha no Kriya Yoga – Um Sistema Progressivo
- Nagalakshmi Devi
- 10 de set.
- 3 min de leitura
O Kriya Yoga é um caminho tântrico e, por consequência, iniciático. O conhecimento adquirido apenas como um saber intelectual não teria o poder de transformar a vida de alguém se nele não estivesse contido um quantum de energia inteligente, criativa e determinante. Esta energia é a semente que contém o binômio energia/consciência ou shiva-shakti do próprio princípio de transmissão Guru Tattva.
Quando Yogi SAA Ramaiah recebeu de Babaji a incumbência de transmitir as 144 kriyas da Kriya Yoga para os seres humanos comuns ele as dividiu em três iniciações progressivas:
Primeira Iniciação (Yogi Ramaiah chamava de básica)
Em um fim de semana você recebe o que é mais importante e básico, ou seja, sem este passo não se pode alcançar as profundidades ou as alturas do que se propõe o sistema de Kriya Yoga.
1. Você recebe 18 asanas (posturas físicas) integrante do ramo chamado Kriya Hatha Yoga, para purificar, fortalecer o corpo, fazer com que ele deixe de ser aquela fonte de dor e agitação para se tornar uma âncora para a prática dos outros ramos de Kriya Yoga. Purificando e fortalecendo o corpo físico, desobstruindo canais sutis, aumentando a circulação da energia “prana” em todo o sistema.
2. Uma poderosa técnica de respiração ou pranayama, o Kriya Kundalini Pranayama, a técnica chamada de “avião a jato” por Yogananda, pelo efeito acelerador no processo de preparação para voos cada vez mais altos na consciência. Esta técnica poderosa redireciona e ativa o prana ancestral, utilizando o prana absorvido na respiração.
3. E recebe sete técnicas de meditação chamadas de dhyana. Estas trabalham os variados aspectos da mente, desprogramando o automatismo, jogando fora o que é desnecessário e improdutivo do ponto de vista do caminho espiritual, e treinando a mente para ser o instrumento perfeito da consciência. A mente, em geral, é o maior obstáculo para nosso progresso espiritual, segurando sempre suas preferências, aversões e indiferenças em relação às circunstâncias da vida nos mantendo nos hábitos e nos condicionamentos.
Segunda Iniciação (Yogi Ramaiah a chamava de Retiro)
Este é um Retiro de Silêncio Interno e Iniciação em Mantras recebeu o nome de “Anthar Mauna Mantra Diksha”. Neste retiro de fim de semana vamos para algum lugar na natureza e criamos um campo seguro e nutritivo ao nosso redor para realizarmos um mergulho profundo em nós mesmos.
O tema do Retiro é integrar yoga na vida diária e treinar permanecer na perspectiva da Testemunha Silenciosa. Mudamos o modo de enxergar a prática, de pensar que ela depende apenas de algo exterior, do ambiente, de acessórios, dos professores.
Compreendemos que podemos praticar yoga sempre que alterarmos nossa perspectiva de auto-observação.
Ali recebemos novos pranayamas de autocura, aprofundamos o entendimento de desapego com nova meditação neste sentido. Praticamos 24 horas de silêncio. E tudo culmina na cerimonia do fogo o “mantra yagna” que nos prepara para a iniciação nos mantras sagrados.
Terceira Iniciação (Yogi Ramaiah chama de Treino Avançado)
A totalidade do sistema. Em 1952 Yogi SAA Ramaiah, guiado por Babaji foi a Badrinath, mais precisamente a Santopath Tal onde recebeu 144 kriyas ou práticas. Este conjunto de técnicas, segundo a tradição, quando praticado diligentemente faz a transformação completa nos 5 corpos físico, de energia, mental, intelectual e espiritual. E isso, como diz Yogi SAA Ramaiah, mesmo com muita dedicação, pode levar a vida toda ou ainda ser necessário mais de um nascimento.
Um retiro de 9 dias com compreensões e aprofundamentos do que já havia sido aprendido nas iniciações anteriores e mergulhos nos desdobramentos desse conhecimento e prática com técnicas para desenvolvimentos de siddhis (poderes ou perfeições) , e para o alcance do estado de absorção cognitiva conhecido como samadhi.
Kriya Yoga como Síntese
Kriya yoga é uma síntese da pesquisa da consciência no modelo de Patanjali, o que está contido em seus Yoga Sutras e da pesquisa e exploração científica e prática dos Siddhas com shakti e energia kundalini como contida nos variados textos destes, exemplo o Tirumandiram do Siddha Tirumular.
Se você sentir este chamado de percorrer esta jornada procure um Acharya da Ordem dos Acharyas do Kriya Yoga de Babaji mais perto de você.









Comentários