top of page

Asana, Hatha yoga e Yoga. Tudo quer dizer a mesma coisa?

Atualizado: 3 de jul.

Yoga

Quando me apresento em círculos onde ninguém me conhece, onde não sabem que ensino Yoga, acontece de me perguntarem o que é Yoga. Graças a Deus que hoje em dia pelo menos não tenho mais que responder se é “Yóga ou Yôga”, como frequentemente faziam alguns anos atrás, uma polêmica meio irrelevante.


Yoga é um termo que engloba a arte e a ciência dos antigos sábios do oriente, da Índia especialmente, que exploraram várias maneiras de responder às perguntas fundamentais que todo ser humano faz a si mesmo, ou a seus próximos como ancestrais, mestres etc., em algum momento de sua vida, principalmente quando não compreende a razão pela qual as coisas na vida são como são, quando não encontram um sentido para os acontecimentos da vida. Perguntas de quem sou eu, por que vivo esta vida, depois daqui para onde eu vou e todo mundo vai?



ree

A palavra yoga vem da raiz yuj de “juntar” ou “religar”. Yoga é um processo de abandonar o que se pensa que se é para ser o que realmente se é. Você pode reler a frase anterior novamente bem devagar, palavra por palavra, para o significado entrar em você. Também como é dito: “Yoga une o pequeno eu – ego, com o Eu Maior, Self”.  Isso acontece quando nossa própria consciência para de olhar para fora, se volta para dentro e enxerga a si mesmo. A consciência está consciente daquilo que é consciente. 


Por isso, yoga em termos gerais é o método científico que traz a verdadeira perspectiva da Realidade a este pequeno eu cheio de compreensões equivocadas sobre si mesmo, sobre o mundo ao seu redor e sobre sua relação com ele. Então podemos dizer que yoga é um processo único de forma absoluta, quando falamos do objetivo deste mergulho em si mesmo, que é a União da alma individual com a Alma Universal. Mas yoga se expressa como os muitos métodos para que isso ocorra. Então podemos dizer que é a jornada e o destino da jornada.


Interessante observar que não tem como praticar yoga sem entender o propósito do que se está fazendo, sem isso não é yoga. Então, o yoga no plano relativo é representado nas várias Escolas de pensamento (filosofias e técnicas resultantes destas filosofias). As escolas têm métodos e ramos didáticos que com esta variedade de abordagens tentam de todas as formas dissolver aquilo que está obstruindo a compreensão da Realidade Absoluta e fortalecer a conexão do que sempre é consciente em nós.

 

Hatha Yoga

É um dos ramos do Yoga. Usa como base o corpo físico e suas muitas possibilidades de experiencias sensoriais, de força e realização. Hatha Yoga surge no movimento do Tantra há séculos atrás com os Siddhas e Rishis que a transmitiram para seus discípulos no caminho de Upadesa, que quer dizer: “sentar-se ao lado do mestre para ouvir, praticar e aprender”. 

Este sistema foi organizado na Idade Média e ali encontramos os primeiros textos deste sistema compilados como o Hatha Yoga Pradipka por Swami Swatmarama, que traz o sistema de asana ou posturas físicas e pranayamas, respirações específicas para utilização do prana ou força vital. O uso deste conjunto de práticas elaboradas para o processo de transformação do corpo físico ajuda a aprofundar o que já se tinha até então como formas de ensino e auto investigação, que era a partir da introspecção, ou meditação.


Asana

São diagramas psico-físicos-energéticos. Oi? O que é isso? Quando você coloca seu corpo numa determinada postura, ele fecha e/ou abre fluxos de fluidos do fisiológicos e fluxos de prana, que em yoga chamamos de nadis (canais).

Então o asana é praticado para o prana fluir de uma forma intencional, de uma forma determinada para se alcançar um propósito de aplicar o axioma do Tantra que é o seguinte: “Onde a energia vai a Consciência segue, e onde a Consciência vai a Energia segue.” Então ao levarmos energia para uma área também levamos consciência. E com isso transformamos aquela área. Prana é força vital. Prana contém (na verdade é) energia e consciência de forma não separada.

Não existe prática de asana efetiva onde a respiração não seja parte essencial e nem a concentração da mente em alguma área do corpo físico sem a respiração infundida nela, pois a respiração traz a “energia” e a concentração da mente configura a “consciência”. 

 

Yoga

E tudo volta ao princípio. Levar a consciência e o prana para para algum lugar no corpo físico é a forma de irmos vivificando de maneira consciente este templo do Self, esta ponte entre consciência e energia, o corpo físico. O local onde acontece o processo de transformação, a evolução descrita por tantos sábios antes de nós. Sim, por que depois do corpo em si, esta energia consciente transborda para níveis subconscientes e inconscientes. E assim não sobra mais nada em nós que não seja a expressão para a Luz Divina em nós. Este é o caminho e ao mesmo tempo a meta do Yoga. 



Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Spotify

©2024 by Nagalakshmi Devi. Powered and secured by Wix

bottom of page